segunda-feira, 24 de junho de 2013

Sugestão de Pauta para as Manifestações:


Sugestão de Pauta para as Manifestações:

Sou um cidadão brasileiro, classe média, bem instruído (eu imagino). Já com 44 anos, sem tempo para ir às manifestações (infelizmente), e pai de família. Já ouvi e li muita gente falando sobre o assunto, desde textos memoráveis até exemplos raros de estupidez. Resolvi então, deixar a minha visão do momento. 

Primeiramente, é uma coisa linda ver o povo, no qual orgulhosamente me incluo, ir às ruas para enfim gritar alto contra o que o incomoda, o perturba, o enfurece há já muitos anos. 
Vou manter este texto cuidadosamente apartidário, assim como as manifestacões que tem repelido tentativas de liderança partidária, eu também não conheço nenhum partido que julgue digno de me representar, seja por improbidade óbvia, seja por divergência ideológica acentuada, ou ignorância mesmo.

Isso dito, eu penso que este momento é uma rara oportunidade de pleitearmos mudanças que poderão ser duradouras e que, a longo prazo, vão representar bem mais que uma ou outra cabeça corrupta rolando pelas ruas (cena bela de se imaginar, claro). Até agora esse povo já encurralou o governo contra a parede. Os políticos estão, como se diz nas altas rodas da química, com o cobre na mão (símbolo do elemento Cobre - ver Tabela Periódica dos Elementos). Neste momento o povo pode pedir, deve exigir, que vai conseguir. Mas vamos pedir direito!

O que nos enfurece seguidamente há décadas? collor? fhc? lula? dilma? Claro que, dependendo de nossas preferências, teremos muito a falar de qualquer das personagens acima. Então vamos pedir o impeachment dessa criatura nefasta que nos governa? Seria justo, seria razoável, sem dúvida alguma. Mas seria pequeno e pontual. Entraria o vice, que perpetuaria as ações corruptas, populistas e egoístas do governo. Ou, pior ainda, entraria o presidente da câmara dos deputados (uso geral sem maiúsculas intencional). Sabem quem é essa figura? Então, temos que pensar melhor nos que nos incomoda e principalmente no que mais atrapalharia nossos ladrões de brasília e outros antros.

O que eu sugiro é que façamos uma lista pequena (há controvérsias...) e não pontual (no sentido temporal) de reivindicações, focadas em dar à nós, o povo, os meios de substituição da escumalha que mama em nossas tetas há tanto tempo. Meios para acabar com feudos de famílias que vergonhosamente se perpetuam no poder, como os sarney, magalhães, collor e neves da vida. E agora também cabral, silva e rousseff. Deixemos as reivindicações pontuais na gaveta para serem solicitadas assim que as prioridades aconteçam.

Aqui vai minha lista de prioridades:

Objetivo 1: Tornar a ascensão de gente honesta mais fácil.
Requisições:
a. Voto distrital
b. Redução sensível nos requerimentos de criação de partidos para remover a dependência das estruturas eleitorais viciadas existentes
c. Facilitar a criação e registro de candidaturas. Teremos muitos candidatos, sem dúvida, mas poderemos encontrar alguns que prestem.

Objetivo 2: Tornar a corrupção mais arriscada e os cargos menos apetitosos.
Requisições:
a. Impossibilidade de reeleição (um pouco radical, mas o momento pede realismo. Os utópicos podem seguir esperando como sempre fizeram.)
b. Redução drástica no salário do legislativo - reduzir a 1/3 do atual (não me venham dizer que vão roubar mais por causa disso, leiam as requisições abaixo)
c. Redução drástica no número de cargos, assessores e benefícios pagos pelo público. Cada parlamentar deveria ter 2 assessores no máximo, e pronto. Apartamento funcional em Brasília e acabou. Aposentadoria pelo INSS e saúde pelo SUS. Quer plano privado, paga como o resto dos mortais. Carro nem pensar.
d. Prestação de contas total de todos os gastos. O que aconteceu agora de sigilo em gastos com cartões corporativos seria algo risível, sem chance. Vai declarar tuuuudo, ou ser processado por isso.
e. Aprovação pelos candidatos de devassa nas contas particulares do indivíduo e seus parentes mais próximos por 15 anos a contar de 2 anos antes do registro da candidatura. Nada de sigilo bancário! Quer roubar, vai ter muito trabalho para conseguir esconder.
f. Exigência de ficha limpa para aprovação da candidatura. Vamos evitar os criminosos.
g. Aumento das consequências para o crime de corrupção, abuso de poder, e similares. Penas maiores e mecanismos mais eficientes de coleta de dados.
h. Fim do voto secreto
i. Transparência total nas deliberações, votos e trâmites do legislativo

Objetivo 3: Tornar nosso sistema eleitoral mais democrático.
Requisições:
a. Fim do voto obrigatório
b. Restrições significativas aos valores usados em campanhas

Peço aos heróis que leram tudo isso que editem, acrescentem, comentem, mas divulguem, se concordarem. Isto sendo implementado chutamos a corja dominante da política no voto mesmo. A partir daí fazer a limpeza vai ser muito mais fácil.

As reivindicações pontuais, atacamos quando essas acima forem canetadas. Minha lista secundária compreende:

1. Impeachment da dilma
2. Impeachment do cabral
3. Prisão imediata de todos os condenados do mensalão
4. Investigação pormenorizada dos bens dos últimos 4 governantes e seus familiares para localizar (se houver, claro - hahaha. ) eventuais aumentos patrimoniais não justificados.
5. Análise e debate mais detalhado e claro sobre as PECs, visando manter ou aumentar o equilíbrio de poder entre os Três Poderes.
6. Investigação isenta sobre os gastos públicos dos grandes eventos. Nada de cancelar, vamos é punir quem de direito!

Em tempo: Não me venham pedir para não usar o verde-e-amarelo. Sou brasileiro! Não sou chinês, americano, russo nem cubano. Minhas cores são essas mesmo. Verde, Amarelo e Azul. Com muito orgulho.

#VemPraRua #OGiganteAcordou

2 comentários:

  1. Muito bom. Perfeito e lucito seu texto. Parabens...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Marcelino. Espero que alguma coisa boa resulte de toda essa mobilização. Abs e seja bem-vindo ao blog.

    ResponderExcluir